-
Arquitetos: AUXAU - Atelier d’architecture, MAMOUT architects; AUXAU - Atelier d’architecture, MAMOUT architects
- Área: 357 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Guy-Joël Ollivier
-
Fabricantes: Mapei, RENSON, ROTOR DC, Reynaers Aluminium, Xinnix, Zangra
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto destaca a herança desta típica "Maison de Maître", em Bruxelas, enquanto muda radicalmente o modo de viver na casa.
Uma casa típica de Bruxelas é tradicionalmente construída seguindo uma planta com 3 dormitórios enfileirados. Os dormitórios que estão do lado da rua são espaços de prestígio, enquanto os da parte posterior são dedicados aos serviços. As partes centrais, que muitas vezes não têm luz direta, geralmente são deixadas como espaços secundários.
Esta linda residência localizada em Ixelles não é uma exceção a essa regra. O projeto, que visa transformar os dois primeiros níveis em uma residência, aproveita essa configuração. Do lado da rua, os ambientes são perfeitamente restaurados em seu estado original, por meio da conservação de seu volume e da reabilitação de sua decoração.
As partes centrais são desmaterializadas e transformadas em uma grande escadaria. Esta intervenção é inspirada no arquitecto belga Victor Horta que, há um século atrás, alterou a planta da típica casa de Bruxelas implantando a escadaria no centro como fonte de luz e conexão visual. As escadas são conectadas a grandes patamares como mezanino, permitindo receber outras atividades além da circulação, transformando este espaço em uma área de convivência.
Do lado do jardim, todos os pisos e paredes, sem valor patrimonial, são demolidos. Isso deixa espaço para novas estruturas que hospedam os dormitórios. O nível do térreo é rebaixado ao longo de uma escada monumental de concreto, para que a cozinha e a sala de jantar atinjam o nível do jardim e ganhem altura no pé-direito. Diminuir o nível do térreo também permite integrar um pavimento adicional por um conjunto de patamares divididos e, portanto, atingir o programa do cliente.
O projeto faz uso intensivo de materiais reutilizados, salvos das demolições ou comprados na ROTOR (pisos de madeira, iluminação, ferragens, ...).